sábado, 14 de junho de 2008

O líder segundo o coração de Deus


Alguém chegou a dizer: "Um visionário possui a capacidade para transformar o absurdo em algo formoso, converter o vil e depreciável em algo puro, e fazer do débil algo forte". O plano de Deus é conseguir líderes conforme á sua imagem, isto é, com caráter igual ao seu. O rei Davi começou desde criança a ser moldado para uma liderança segundo o coração de Deus. Ele venceu matando ursos e leões que queriam devorar as ovelhas de seu pai, para mais tarde derrotar Golias, inimigo dos exércitos de Deus. Logo se tornou rei em Israel e Deus fez um pacto perpétuo com ele e a sua descendência. Vejamos pelo menos cinco princípios que ajudam a formar o líder autêntico:
1º - Todas as coisas cooperam para o bem – Rm 8:28 – Davi, no campo, lutou com as feras, a fim de salvar as ovelhas de seu pai. Mais tarde, ele veio conquistar a batalha de Israel contra o gigante que vinha para destruir o povo de Deus. Outro exemplo é o de José, sendo maltratado pelos seus irmãos, chegando a ser jogado por ele numa cisterna e vendido para o Egito, onde foi caluniado por uma mulher e com isso condenado à prisão. Moisés é outro exemplo de líder que foi forjado na fornalha da perseguição de Faraó e no deserto de Mídia. As nossas experiências negativas poderão nos ajudar a ser o tipo de líder que Deus procura. Lemos de alguém que disse: "Quanto mais adversidades tenhamos na vida, maior será a força interior que desenvolveremos".
2º - Não há fracassados – Os grandes líderes da história foram forjados em tempo de crise. Alguém perguntou a Abraham Lincoln: "Você não está cansado de fracassar? Ele respondeu: Ainda não fracassei, a questão é que não obtive os resultados desejados". É bom saber que os pequenos fracassos devem ser vistos como experiências que nos levarão ao sucesso.
3° - É necessário assumir responsabilidades – Quem assume responsabilidade mostra maturidade. Toda pessoa que se compromete com a visão da igreja demonstra ter alcançado maior grau de maturidade. Quando nos colocamos nas mãos de Deus, flui do nosso interior uma força poderosa que não nos deixa fracassar.
4° - Compromisso absoluto – O líder que vê frutos em abundância é aquele que se entrega plenamente à tarefa. Precisa ter certeza de que a visão que se desenvolve só pode ser vivida genuinamente quando nos envolvemos com ele cem por cento. Nossa entrega não pode ser parcial, tem que ser total. Só assim poderemos receber a unção de inteligência que nos conduzirá ao sucesso desejado.
5° - Definição de metas a curto e a longo prazo – Certo escritor disse: "Metas são ladrilhos com que se constroem os propósitos". O verdadeiro líder se destaca por saber sempre para aonde vai. Concluindo: Pelos feitos do rei Davi, ele é lembrado como o maior rei que o mundo já conheceu. Pela sabedoria de Salomão, sabe-se que a terra não teve outro maior. Pelos feitos de Abraham Lincoln, ele é lembrado como um dos maiores reformadores que estabeleceu princípios de justiça social na América do Norte. As metas determinam a imagem do líder no presente e no futuro. Se você tem certeza de que é um escolhido por Deus para esta hora, coloque-se nas mãos dele, pague o preço desta escolha. Não seja acomodado ou covarde. Seja um vencedor alcançando o sucesso para o bem do Reino de Deus e sua eterna glória.

Nenhum comentário: