Vida Espiritual das Crianças

Família – principal influência na vida espiritual da criança

A família é, com certeza, a principal influência na vida espiritual das crianças. Como diz em Dt 6.7, cabe aos pais ensinar a Palavra de Deus aos filhos. Neste contexto a igreja é apenas um aliado poderoso no crescimento espiritual de nossas crianças. Portanto, deixaremos aos pais algumas orientações importantes para que todos possam ser bem sucedidos nesta maravilhosa missão que é educar, ensinar.Seja exemplo – os filhos aprendem muito mais com o comportamento dos pais do que ouvindo seus conselhos e lições.Sempre conte, mostre para os filhos as maravilhas que Deus tem realizado em suas vidas.Ensine o seu filho a ter amor pela Palavra de Deus – leia a Bíblia com ele e também para ele mesmo que pareça que não está entendendo as parábolas, os conceitos.
Lembre sempre o seu filho de levar a Bíblia para a igreja até que ele adquira o hábito e, durante os cultos, ajude-o a procurar o versículo mesmo que ainda não saiba ler – já que a criança gosta de participar, de interagir.Oração – não ore apenas por seu filho, mas com o seu filho. Ore, também, pelos professores da Escola Bíblica Dominical (EBD) e do Ministério Infantil que estarão levando a Palavra de Deus ao coração das crianças.Se envolva com as atividades dos filhos na igreja. Faça perguntas sobre o que ele aprendeu na Escola Bíblica, nas atividades do Ministério Infantil ou mesmo nos outros cultos que a criança participa.Ensine seu filho a ter amor, respeito pela casa Deus e pelos nossos pastores.É importante, também, que as crianças permaneçam no culto para aprender a se comportar e a ter respeito pelas atividades que estão sendo realizadas durante o culto (se a criança é muito pequena traga alguma coisa para que ela possa se ocupar, mas que não atrapalhe o culto).
Ensine o seu filho sobre o dízimo e a ofertar.Incentive, cultive a comunhão de seu filho com outras crianças da igreja.Não podemos descuidar, precisamos fazer alguma coisa todos os dias para que nossos filhos cresçam na graça e no conhecimento de Cristo. Precisamos plantar sementes espirituais na vida de nossas crianças, lembrando sempre que a colheita não vai ser imediata, pois o nosso alvo não é o imediato, mas sim o eterno.Não subestime, não limite a capacidade espiritual e o potencial das crianças. Davi era só um menino quando derrubou Golias; Josias se tornou rei de Judá quando ainda era uma criança.
Busquemos a direção de Deus para que ele nos dê sabedoria, discernimento e que possa abrir os nossos olhos espirituais para que possamos enxergar a maneira como estamos agindo em relação a vida espiritual de nossos filhos.

Dra. Liana Cristina M. Carneiro CostaCirurgiã-dentista. Membro e Líder do Ministério Infantil da Comunidade Reviver em Cristo em Divinópolis (MG) lianamcosta@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA DAS VIRTUDES

Sugestões para o Dia do Pastor