Textos para Reflexão:

ESCOLA DOMINICAL - PRIMEIRO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR
Zeni Soares

Corria o ano de 1780, na Inglaterra. Nas prisões, os presos viviam em condições desumanas. Nas casas, os escravos eram tratados com crueldade. Nas escolas que eram organizadas pelo governo, a maior confusão.Nas minas e fábricas, milhares de crianças trabalhavam até quatorze horas por dia, sem legislação que as protegesse e sem tempo e oportunidade de brincar e freqüentar uma escola.Nas ruas, a pobreza andava solta.Na cidade inglesa de Gloucester, Robert Rakes, filho e neto de donos de jornal, estava muito preocupado. O índice de criminalidade crescia a cada dia.Rakes começou a visitar as prisões e pesquisar o por quê dos crimes. Percebeu que a maioria deles ocorria no domingo, dia em que muitas crianças perambulavam pelas ruas, sem ter o que fazer.
Concluindo que a criminalidade era filha da ignorância e do ócio, Rakes resolveu cortar o mal pela raiz: decide criar escolas para as crianças perambulantes.Em setembro de 1780, Rakes organiza o Movimento das Escolas Dominicais. Do currículo, constava alfabetização, leitura e estudo da Bíblia e do catecismo, etc.A primeita Escola Dominical começou a funcionar na casa de uma senhora, que passou a receber um salário semanal para atender às crianças.
A Escola Dominical se espalha e continua sem apoio institucional. Ela se mantém através de contribuições de cidadãos "proeminentes", principalmente os empregadores...
Uma comissão é formada para selecionar os livros e escolher professores, assistentes, supervisores.
Em dois anos, a Escola Dominical tinha duzentos e cinquenta mil alunos. Em três, a Inglaterra e o País de Gales tinham trinta mil Escolas Dominicais.
As reuniões eram feitas geralmente nas salas das Igrejas. Cada grupo se organizava como achava melhor.
O horário de funcionamento era das dez às doze horas, com intervalo para almoço; retornavam ás treze horas e iam até as dezessete horas e trinta minutos, com novo intervalo para lanche. O encerramento era às dezoito horas, com culto vespertino.
Hoje, são passados mais de duzentos anos desde que este movimento de educação popular começou. No Brasil, há milhares de Escolas Dominicais funcionando nas Igrejas, nas casas, ao ar livre.

Que papel estas Escolas Dominicais estão desempenhando num país onde...... as prisões continuam em situação desumana;... novo tipo de escravidão se instituiu: milhões de trabalhadores dão seu suor e sangue em troca de um salário de fome;... as escolas são privilégio de uma minoria;... milhões de crianças são carentes e continuam perambulando pelas ruas à procura de meios de sobrevivência;... o índice de criminalidade continua altíssimo;... a cada dia mais crianças entram no mercado de trabalho, com jornada de mais de quarenta horas semanais, recebendo, a grande maioria destes menores, menos de um salário mínimo por mês;... a pobreza já fez "doutoramento".

O QUE A ESCOLA DOMINICAL, O MAIOR MOVIMENTO LEIGO DE TODOS OS TEMPOS E O ESPAÇO PROPÍCIO À EDUCAÇÃO POPULAR TEM A DIZER, HOJE É parar, pensar e começar a agir!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestões para o Dia do Pastor

DINÂMICA DAS VIRTUDES

Geração Samuel Ministério de Gideões Mirins