sexta-feira, 25 de março de 2011

O QUE É DIZER NÃO A VIOLÊNCIA INFANTIL?



Na prática o que significa vestir a camisa contra a violência infantil?
Muito mais que uma frase bonita, ou ser solidário a uma causa, podemos fazer na prática muito pelas crianças e contra a violência infantil. Nos sentimos impotentes, diante de tanta violência as crianças em todas as instâncias e segmentos, e na maioria das vezes ser omisso parece ser a melhor opção, mas você precisa saber que a sua ação é de fundamental importância, mesmo que não tenha filhos, mas como educador, familiar, como igreja de Cristo, como uma pessoa que ama as crianças, você pode mudar a história de uma vida inteira, com uma simples ação de denúncia, ou de ouvir e acreditar em uma criança, veja como você pode fazer a diferença:

1. Ouvindo e acreditando na criança - Raramente a criança mente sobre uma situação de abuso, apenas 6% dos casos são fictícios, dê ouvidos a criança, fique atento.

2. Muito diálogo - Conversar e ouvir as crianças, podemos ajudar e prevenir muitas situações quando há diálogo com as crianças, quando ouvimos e orientamos nosso filhos e alunos.

3. Informação - Todo adulto que ama e quer cuidar de nossas crianças precisa ter informação certa, é necessário conhecer, se informar, saber como orientar seus filhos e cada criança que ama, com orientações adequadas as crianças estarão atentas ao ataque de um pedófilo e identificando terão mais condições de se defender.

4. Orientando - Quando você lê e se informa sobre o assunto, você tem condições de orientar as crianças, de orientar outras pessoas, abrindo-lhes os olhos para que saiam da alienação. Leia artigos, reportagens, livros, sites, blogs como este, e passe a frente as informações recebidas.
5. Denunciando - A denuncia é uma arma contra a violência, não se omita, a denuncia é sigilosa, mesmo sendo um caso familiar nunca deixe de denunciar, é a vida de uma criança que está em jogo, não tenha medo jamais, denuncie.

Há uma frase que acredito e uso muito: " O inimigo só retrocede a medida que avançamos". Realmente o poder do mal que quer destruir as crianças, vai perdendo terreno a medida que nos posicionamos nesta batalha pela vida saudável de nossas crianças. Que você seja mais um a vestir esta camisa pra valer...
Claudia Guimarães

Nenhum comentário: