Seja tia Segundo o Coração de Deus


Você, provavelmente, pode pensar em homens e mulheres da Bíblia que tinham o coração segundo Deus, que caminharam segundo o Senhor. Mas há também uma quantidade de crianças na Bíblia que tinham o coração segundo Deus, das mais variadas faixas etárias, desde pré-escolares e pré-adolescentes até jovens adultos. Essas crianças amaram e serviram a Deus de várias maneiras. E cada uma de suas histórias tem lições para nós como mães segundo o coração de Deus, independente da idade de nossos alunos.

SAMUEL – todos, desde as criancinhas até as avós, gostam da mesma maneira da história da resposta do menino Samuel ao chamado de Deus. (Você pode ler sobre essa parte da vida de Samuel em 1Samuel 3.1-21). Isso é o que sonhamos para o desenvolvimento de nossos alunos... Que eles nunca saibam o que é não amar e não seguir a Deus. Esta é a maneira como vejo Samuel. Ele é um jovem menino como muitos que, com cerca de doze ou treze anos, crê, ouve o chamado de Deus.... e responde a Ele. O que tornou Samuel uma criança segundo o coração de Deus? Em 1Samuel 3, lemos que: O Senhor Chamou: Samuel! Samuel!Ele respondeu: Eis-me aqui.Depois veio o Senhor, parou e Chamou como das outras vezes...Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve (v.4.10).De onde surge um coração desses? Certamente, primeiro e principalmente, ele vem do próprio Deus. Ele é o Executor e o Criador de todas as coisas , inclusive o coração que ouve, escuta, responde e corresponde a Ele.


Davi - Foi o primeiro homem segundo o coração de Deus (veja 1 Samuel 13.14). Mas ele também foi um menino segundo o coração de Deus. Os estudiosos acreditam que Davi tinha entre dez e dezesseis anos quando Samuel, que cresceu para ser um profeta e sacerdote, o ungiu para ser rei de Judá. O jovem foi criado para ser pastor. E lá, no declive das ondulantes colinas de Judá, Davi, já um jovem apaixonado por Deus, enquanto tomava conta das ovelhas de seu pai, escreveu orações para Deus e as cantou ao Senhor em seu instrumento de cordas. Um estudioso, quando concluiu o estudo sobre a vida de Davi, escreveu: “ É impossível superestimar as grandes coisas que se tornam possíveis quando uma jovem vida é entregue ao Deus Todo-Poderoso”.E de onde vem um coração tão brando para Deus em um menino pequeno? É claro, isso começa no plano soberano de Deus. Mas observe também a árvore genealógica espiritual de Davi: Salmom [que casou com Raabe] gerou a Boaz e Boaz [que casou com Rute] gerou a Obede, Obede gerou Jessé, e Jessé gerou a Davi (Rt 4.21-22).Esses homens e mulheres, maridos e esposas, pais e mães e avós cheios de fé e eram usados por Deus. A Bíblia não nos conta muito sobre os pais de Davi, mas nos conta sobre a linhagem de Davi e sobre seu amor por Deus desde a sua juventude... Bem como seu conhecimento de Deus veio de alguma fonte fiel e obediente.


Daniel e seus amigos – Todos amam também a incrível narrativa de Daniel e de seus três amigos – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – levados cativos para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor, lá eles foram selecionados para uma cuidadosa instrução para servir o rei. Afirmo que eles eram “ o melhor dos melhores” porque os jovens, para ser preparado para o serviço governamental real, tinham de ser bonitos, fisicamente perfeitos, mentalmente espertos e socialmente equilibrados e polidos (Daniel 1.4). Mas você sabia que muitos estudiosos acreditam que esses quatro amigos, no início do livro de Daniel, eram adolescentes, “crianças... com certeza de catorze ou dezessete anos?.E quem era os pais de Daniel e de seus amigos? Ninguém sabe com certeza. Mas eis aqui o que sabemos. Esses quatro prisioneiros eram “filhos de Israel” (v.3): descendentes do patriarca Jacó. Eles também eram de linhagem real. Em outras palavras, eles eram da família de Davi.Na adolescência quando tantos jovens questionam ou fogem de sua criação, esses jovens fizeram o oposto. De fato, eles queriam tomar a decisão que honrava a Deus e permaneceram firmes em sua fé....mesmo que isso significasse a morte.


Timóteo – eis aqui outro jovemHomem segundo o coração de Deus. Quando Timóteo estava, muito provavelmente, no fim da adolescência ou início da década dos vinte anos, o apóstolo Paulo se referiu a ele como “ meu verdadeiro filho na fé “ (1TM 1.2). com o tempo, esse jovem tornou-se discípulo de Paulo e o braço direito desse apóstolo. Como isso aconteceu? E, de qualquer maneira, quem era Timóteo? Eis aqui o que sabemos sobre sua família.v O pai de Timóteo era gentio e “grego” (AT16.1) e não acreditava em Jesus Cristo.v A avó de Timóteo, Loide, era uma judia que conhecia e compreendia o Antigo Testamento muito bem para responder ao evangelho de Cristo quando Paulo e Barnabé vêm à cidade dela (At. 14.6,7,21,22).v A mãe de Timóteo, Eunice, era “uma judia crente” (At. 16.1) e ajudou sua mãe Loide abraçar Cristo como seu Salvador.v Sobre Eunice e Loide, Paulo escreveu para Timóteo: “[...] trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de quem também habita em ti” (2Tm 1.5).


Você está entendendo isso, querida tia? Como mães segundo o coração de Deus, devemos educar, instruir e aconselhar nossos alunos a cada oportunidade que se apresenta. A verdade de Deus deve ser comunicada a eles. E precisamos orar, orar e orar para que Deus inscreva nosso ensino fiel de sua Palavra no coração de nossos alunos. Pois quem sabe – como Daniel e sua turma – que momentos e escolhas difíceis surgirão para os nossos amados alunos?


Você está animada para viver como tia-mãe o plano de Deus para a sua vida? Encorajada a fazer isso? Sedenta por isso? Fazer as coisas do jeito de Deus sempre é um assunto do coração. Isso inclui escolher focar seu coração em criar seus alunos-filhos da maneira de Deus e orar a cada segundo para que eles desenvolvam um coração segundo Deus.Não importa qual seja sua situação na sala de aula – se seus alunos crêem em Jesus Cristo ou não, se eles são jovens ou mais velhos, se os pais deles são cristão ou não, procure fazer o melhor possível agora. A partir deste segundo, dê o melhor de você.E como você quer que seus alunos-filhos amem e sigam a Deus, foque seu coração em Deus e deixe que seus alunos-filhos vejam que você ama e segue a Deus. Apenas seja tia segundo o coração de Deus. Ele a ajudará a cuidar de tudo o mais.

Extraído do Livro:“Mãe Segundo o coração de Deus”Elizabete George

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA DAS VIRTUDES

Sugestões para o Dia do Pastor